O Dia do Dentista, é comemorado em 25/10, porque nesta data, em 1.884, foi assinado o decreto 9.311, onde se criou o primeiro curso de graduação em Odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do CFO (Conselho Federal de Odontologia), tornou a data oficial para a comemoração da Dia do Dentista Brasileiro.

 
SANTA APOLÔNIA - PADROEIRA DOS DENTISTAS
ORIGEM DO DIA DO DENTISTA
 

          Conta-se que Santa Apolônia, uma santa taumaturga, em meio ao seu suplício pediu à Deus que todos os que em sofressem de dores dentárias, ao invocar seu nome, especialmente no dia 09/02, pudessem ter suas dores imediatamente acalmadas.
          Seu martírio aconteceu em Alexandria, no Egito, no ano de 249, durante a sétima perseguição contra os cristãos, desencadeada pelo imperador Décio.
           Os documentos referentes ao seu martírio são escassos ao extremo. Mas houve a testemunha ocular de São Dionés, bispo da Diocese de Alexandria, que dirigiu uma carta a Fábio, bispo de Antioquia, antes dele mesmo ser vítima de perseguição.
          Santa Apolônia não foi submetida à intencional e sistemática avulsão dos dentes nem era linda e serena jovem. Apolônia era idosa e em motins populares locais, promovidos por um fanático feiticeiro e poetaço, foi golpeada no rosto e na boca com pedras e bastões, assim sofrendo a perda dos dentes.
          Ameaçada de ser queimada viva se não se decidisse a pronunciar fórmulas ímpias, jogou-se espontaneamente ao fogo por inspiração divina.     
          No ano de 300 foi elevada aos altares, comparecendo ao calendário litúrgico a 09 de fevereiro.

 

 
 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS !
Não é permitida, sem prévia autorização,
a reprodução desta página.

Obrigada !
WebDesign : Angela Cecilia