É comemorado no dia 31 de outubro; e apresenta traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra a Pamona (Deusa das Frutas), e também do Festival Druida de Samhain (Senhor da Morte e Príncipe das Trevas); que segundo a crença, reunia as almas dos que haviam morrido durante o ano e levava-as ao céu dos druidas nesse dia.

   Para os Samhain era o fim do verão; o festival dos mortos e o término do ano céltico.

   No período A.C., acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes à procura de calor e de provisões, pois o inverno logo chegaria e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas.

   Os Druidas invocavam forças sobrenaturais para acalmar os espíritos maus. Acendiam-se fogueiras no topo das colinas para guiar os espíritos à casa dos parentes.

   No período Cristão, a comemoração do Halloween, tornou-se alegre e divertida; sem os vestígios da tradição céltica. Só alguns costumes foram mantidos, e muitos acrescentados.

   Atualmente, principalmente nos Estados Unidos, o Halloween é comemorado com muita festa e alegria; onde as pessoas usam fantasias e saem às ruas batendo de porta em porta pedindo doces.

 
Significado da Lua Cheia :
ORIGEM DO HALLOWEEN
era o período de praticar rituais
ocultos.    
Significados dos Gatos :
ORIGEM DO HALLOWEEN
os gatos estavam associados
às bruxas por superstição; pois acreditava-se que elas podiam transferir os espíritos para o animal. Por isso toda bruxa tinha um gato.
     
Significado das Bruxas :
ORIGEM DO HALLOWEEN
eram mulheres que conheciam
ervas medicinais para curar enfermidades. Também eram aptas para realizarem partos e ungüentos medicinais. Antigamente , as bruxas eram chamadas de mulheres sábias, até a igreja católica colocá-las como mulheres dominadas pelos instintos inferiores.

   Com o advento do cristianismo, as mulheres foram colocadas em segundo plano; e as que se rebelaram quanto a isso, eram as dotadas de um poder espiritual, inclusive passados de mãe para filha, e isso incomodava o poder religioso.

   Para as bruxas, o dia 02/02 e 31/10 tem um significado especial, é que Deus que representa a natureza (dotado de chifres em sinal de poder) saia da infância e tornava-se adolescente. Nesses dias, essas mulheres homenageavam a Deusa Gaia (Terra) em sintonia com esse Deus (fecundo) para obter cada vez mais conhecimento, gerar filhos saudáveis e criar entendimentos entre os familiares.

Significado do Morcego :
ORIGEM DO HALLOWEEN
por sua capacidade de perseguir

sua presa no escuro, adquiriu a reputação de possuir forças ocultas. Acreditava-se que demônios transformavam-se em morcegos.

Significado da Cabeça de Abóbora :
ORIGEM DO HALLOWEEN

a abóbora recortada
em forma de careta e com a lanterna surgiu da lenda de um homem chamado Jack, a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno por pregar peças no diabo. Condenado a perambular pela terra como espírito até o dia do juízo final, colocou uma brasa brilhante em um grande nabo oco, para iluminar-lhe o caminho na noite. Este talismã (que virou abóbora) simbolizava uma alma condenada.
 
Significado da Máscara :
ORIGEM DO HALLOWEEN
as máscaras eram usadas porque
acreditava-se que elas eram capazes de espantar os espíritos malignos ou de mudar a personalidade das pessoas.

Significado das Cores : laranja e preto usados no Halloween tem suas
origens no oculto. Estiveram ligadas às missas comemorativas em favor dos mortos, celebradas em novembro. As velas tinham cor de laranja e os esquifes eram cobertos com tecido preto.
     

 

 
 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS !
Não é permitida, sem prévia autorização,
a reprodução desta página.

Obrigada !
WebDesign : Angela Cecilia