origem_do_natal
ORIGEM DO NATAL
origem_do_natal
     A Bíblia não apresenta nenhuma referência relativa à data do nascimento de Jesus Cristo.

     Os antigos não tinham o privilégio de saberem as datas de nascimento, casamento ou falecimento; pois estas simplesmente não estavam disponíveis aos menos abastados.

     Esses registros só passaram a acontecer a partir de 1.640, adotados pela igreja católica.

     Os celtas, antes de Cristo, comemoravam o Solstício de Inverno em 25 /12 e as festas se estendiam até 06/01.

     Em Roma, o Solstício de Inverno era chamado Saturnália (Férias de Inverno). Em 274, o Imperador Aureliano, proclamou o dia 25/12 como Dies Natalis Invicti Solis (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável). O Sol reinando seu calor no espaço, muito acima do frio do inverno da Terra.

     O papa Julio I, em 350 decretou que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25/12, pois o calor do seu amor eterno, era mais importante do que qualquer outra forma de proteção.

     Posteriormente, o papa Gregório XIII, através da Bula Papal, assinada em 24/02/1.582, apresentou um novo calendário, e o Solstício de Inverno passou a ser comemorado entre o dia 21 e o dia 23/12. Mas a data do nascimento de Cristo continuou sendo comemorado em 25/12.

     O primeiro Natal como conhecemos hoje foi celebrado no ano 336 D.C. E a troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos 3 Reis Magos ao menino Jesus.

Significado da Estrela de Belém: segundo a Bíblia, uma estrela guiou os 3 Reis Magos desde o oriente e
indicou o local onde poderiam encontrar o menino Jesus.

 Muitos tentam explicar o milagre:

- a estrela era o planeta Vênus

- a passagem dos cometas Halley ou Hale-Bopp

origem_do_natal

- a hipótese do astrônomo Johannes Kleper, que em 1.606 afirmou que a estrela era uma conjugação da Terra com os planetas Júpiter e Saturno, passando pelo Sol e ao mesmo tempo por Peixes. E esse fenômeno se apresentando como uma estrela muito brilhante.
     A estrela é lembrada tanto na ponta da Árvore de Natal como na montagem do presépio.

Significado dos Reis Magos: 3 Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) chegaram do Oriente a
Jerusalém, e anunciaram ao povo o nascimento de rei dos judeus em Belém.
origem_do_natal
     Eles foram guiados por uma estrela e chegaram até o berço onde estava o bebê com sua mãe.

     Eles lhe ofereceram seus presentes: ouro, incenso e mirra. Desde então, o dia 06/01 é comemorado como a chegada dos 3 Reis Magos. Em muitos países costuma-se presentear as crianças nessa data.

Significado do Papai Noel: São Nicolau nasceu no século III em Patras, na Grécia. Quando seus pais
morreram ele doou todos os seus bens e optou pela vida religiosa, até tornar-se arcebispo de Mira.

     Conta a lenda que na cidade onde ele nasceu, viviam 3 irmãs que não podiam se casar porque não tinham dotes. O pai, resolveu então vendê-las quando chegasse a idade adulta. Quando a mais velha atingiu a idade de ser vendida, São Nicolau soube do que estava acontecendo e em segredo jogou pela janela uma bolsa cheia de moedas de ouro, que foi cair numa meia posta para secar na chaminé. O mesmo ocorreu com a segunda filha. O pai queria saber o que estava acontecendo, espiou a noite toda e reconheceu Nicolau, e aí por diante, pregou sua generosidade a todo mundo.

     No século XIII, a comemoração de São Nicolau passou da primavera para o dia 06/12; e sua figura foi relacionada com as crianças, a quem deixava presentes vestido de bispo e montado em burro.

origem_do_natal
     Na época da Contra-Reforma, a igreja propôs que São Nicolau passasse a entregar os presentes no dia 25/12, tal como fazia o menino Jesus.

     Os holandeses, no século XVII, levaram para os Estados Unidos a tradição de presentear as crianças usando a lenda de São Nicolau; que chamavam de Santa Claus.

     Em 1.809, o escritor americano Washington Irving, escreveu um livro onde São Nicolau já não usava vestimentas de bispo e foi transformado em um personagem bonachão e bondoso e que montava um cavalo voador e jogava presentes pela chaminé; e em 1.823, o poeta Clement C. Moore, enalteceu o personagem criado por Washington Irving, e trocou o cavalo voador por renas que puxavam um trenó.

     Em 1.931, a Coca-Cola encomendou ao artista Habdon Sundblom, a remodelação de Santa Claus. O artista inspirou-se em um vendedor aposentado e assim nasceu - de uma propaganda da Coca-Cola - o Papai Noel que a gente conhece.

Significado da Árvore de Natal: a origem da Árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de
Jesus. Tem origem entre o segundo e o terceiro milênio Antes de Cristo.

     Os indo-europeus, consideravam as árvores uma expressão de energia de fertilidade da Mãe Natureza.

origem_do_natal
     O carvalho foi considerado rainha das árvores. No inverno quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.

     A Árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha no século XVI; e a partir do século XIX chegou em outros países europeus e Estados Unidos. Já no século XX virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.

Significado dos Enfeites de Natal:
origem_do_natal
as velas  eram usadas antes das lâmpadas elétricas coloridas e
simbolizavam a purificação, e a chama representa Cristo, a luz do mundo.
    As ferraduras  por trazerem boa sorte; as pinhas  são símbolo da imortalidade e origem_do_natal
os sininhos origem_do_natal o júbilo natalino. As bolas coloridas origem_do_natal
atraem abundância; e
as estrelas origem_do_natal em um anjo que vela por elas, e a que se põe no alto da Árvore de Natal,
refere-se à Estrela de Belém.
Significado do Presépio de Natal: surgiu no século XIII, quando São Francisco de Assis quis celebrar um
Natal mais realista possível, e com a permissão papal montou um presépio de palha, com a imagem de Jesus, de um boi e de um jumento. Nesse cenário, em 1.223, foi celebrada a Missa de Natal. Foi tanto sucesso, que se propagou por toda a Itália.
origem_do_natal
     Na Espanha, o presépio chegou através de Carlos III que o importou da Itália, no século XVIII. Nos países latino americanos se propagou no início do século XIX; e na França só no início do século XX.

origem_do_natal
FELIZ NATAL!!!!

 

 
 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS !
Não é permitida, sem prévia autorização,
a reprodução desta página.

Obrigada !
WebDesign : Angela Cecilia