PERSONAGENS DO CARNAVAL
   
REI MOMO:
PERSONAGENS DO CARNAVAL
     Na mitologia grega, Momo era o Deus da galhofa e do delírio;tão irreverente que acabou sendo expulso do Olimpo.
     Na Roma antiga, o mais belo dos soldados era coroado Rei Momo e tratado como um verdadeiro senhor; comendo, bebendo e se divertindo à exaustão; e quando a festa acabava... ele era levado ao altar de Saturno e sacrificado.
     Aqui no Brasil, a figura do Rei Momo surgiu no Carnaval carioca de 1.933.

RAINHA DO CARNAVAL:
PERSONAGENS DO CARNAVAL
Reina ao lado do Rei Momo no Carnaval do Brasil.
Foi instituído em 1.950 o concurso para a Rainha do Carnaval.
   
BATE-BOLAS/CLÓVIS:
Assustam as crianças por gerações.
     Andam sempre em grupos com roupas (macacões) coloridos e máscaras transparentes com um orifício na boca preenchido por uma chupeta. Usam uma varinha com uma bexiga amarrada na ponta.
   
PIERRÔ, COLOMBINA e ARLEQUIM: PERSONAGENS DO CARNAVAL
     3 personagens fundamentais em qualquer baile a fantasia ou desfile de escolas de samba. Surgiram com a Comédia Italiana.
     O Pierrô é sentimental, ingênuo, apaixonado pela Colombina.
 
PERSONAGENS DO CARNAVAL
O Arlequim é seu rival; um palhaço farsante e cômico.
   
personagens_do_carnaval
     A Colombina é sedutora, bonita e sempre bem vestida, namora o Pierrô mas é amante de Arlequim.
MÁSCARAS e FANTASIAS: PERSONAGENS DO CARNAVAL
     Até a década de 1.930, era costume brincar o carnaval de máscara ou fantasia. Com o passar do tempo, ou porque as pessoas fossem perdendo a inibição de brincar abertamente o carnaval ou porque se modificasse o próprio espírito carnavalesco, as fantasias foram dando lugar a trajes mais sumários, com poucos enfeites, e portanto mais práticos para enfrentar o calor e dar maior liberdade de movimento aos foliões.
PERSONAGENS DO CARNAVAL PERSONAGENS DO CARNAVAL
     Atualmente, nos bailes ou na rua, são raras as fantasias, e quando existem representam geralmente estilizações das fantasias tradicionais, que pouco guardam de seus modelos originais.

     Exemplo de Fantasias mais Populares: o diabinho, o diabão, o velho, a caveira ou a morte, o burro doutor, o morcego, o bebê, o palhaço, o índio, o pai João, a mula-ruça, o macaco, o urso, o Zé Côdea, as máscaras disformes com caras de animais ou de criaturas monstruosas; narizes postiços, etc. Muitos foliões se vestem de mulher.

As Máscaras: personagens_do_carnaval
     Foram introduzidas no Rio de Janeiro em 1.834, por influência francesa. As usadas nos bailes eram de cêra, de caprichoso acabamento, ou as meias-máscaras de veludo ou cetim muitas vezes com babados de renda, cobrindo parte inferior do rosto. As de papelão grosseiro destinavam-se aos brinquedos de rua.
PERSONAGENS DO CARNAVAL
Fantasias Finas de Salão: Príncipes ou princesas, jardineiras, dançarinas, dominós, pierrôs, pierretes, arlequins, colombinas, fidalgos, pajens, vivandeiras, guerreiras, odaliscas, borboletas, polichineloss, etc.
     E com o advento da televisão, fantasias de Homem-Aranha, Super-Man, Batman, Mulher-Maravilha, etc. E as máscaras moldadas em material plástico e destinadas ao público infantil.
PERSONAGENS DO CARNAVAL PERSONAGENS DO CARNAVAL PERSONAGENS DO CARNAVAL
     Os bailes geralmente realizam concursos de fantasia que de um modo geral são chamadas de Fantasias de Luxo.
PERSONAGENS DO CARNAVAL PERSONAGENS DO CARNAVAL
 

 

 
 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS !
Não é permitida, sem prévia autorização,
a reprodução desta página.

Obrigada !
WebDesign : Angela Cecilia